segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Escolas participam neste mês de novembro de avaliação externa

As Escolas da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, conforme informações da Coordenadora Tânia Maria Almeida Guerreiro, nos Municípios de abrangência,  estarão participando do processo de  avaliação externa no período de 09 a 20 de novembro, em horário escolar, por aplicadores externos.
Sua aplicação se dá a cada dois anos e envolve os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Serão realizadas as Avaliações Externas envolvendo   provas de língua portuguesa e  matemática.
 O índice para a realização da referida avaliação deverá ser de 80% no mínimo de freqüência a partir dos dados da matrícula inicia, destacando ainda no mínimo com turmas de 20 alunos para a realização das provas.
Em São Borja,  a nível Estadual  do interior do Município foi contemplada a Escola Estadual Militina Pereira Alvarez localizada na localidade de Nhu-Porã. A Empresa licitada a nível Federal para a realização deste processo é a Cebrasp.
Em São Borja, quanto ao Ensino Médio, por amostragem foi contemplado o 3 ano no Instituto Federal Farroupilha. A Coordenadora do Pólo São Borja é a Senhora Gelci Silveira Ceolin que participou de treinamento especializado com a Empresa Cebrasp em Porto Alegre, no ultimo mês de outubro.
A Secretaria de Estado através de parceria participa da referida avaliação, sendo que na 35 Coordenadoria a Professora Ms Adilce Woiciechoski é a assessora referência, como apoio técnico para essa avaliação.
Salienta a coordenadora Tânia Almeida, que  “as avaliações externas aplicadas à Rede Estadual , a intenção é “contribuir com mais um diagnóstico”, que será complementar aos dos educadores, possibilitando a reorientação de práticas pedagógicas, a fim de que os educadores se apropriem das metodologias para a aprendizagem, contribuindo para o
conhecimento, sendo apropriados pelos estudantes  de todo o País, por escolas, por Municípios e Unidades da Federação.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário