quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Escola da 35º CRE realiza lançamento da obra Vinte Anos sem Apparício

Na última sexta-feira, dia 20 de novembro, a EEEM Apparicio Silva Rillo, de São Borja,  realizou o lançamento da obra Vinte Anos sem Apparicio e a Mostra anual de Ciências. A proposta do educandário foi desenvolver a autonomia autora dos alunos, através de um projeto de leitura e escrita. Durante o ano letivo, tanto alunos quanto professores participaram de palestras sobre vida e obra do autor patrono, leitura de obras, análise de textos, para realizar a escrita e reescrita.
Por outro lado, um grupo de alunos participou do projeto Trajetórias Criativas, orientados por uma monitora de informática, para organizarem a obra, realizando análise dos textos, a digitação e diagramação. Já a indicação dos trabalhos que fariam parte do livro foi feita por um grupo de professores da escola.  Assim, foi elaborada a obra Vinte Anos sem Apparicio, uma seleção de textos de diversos gêneros textuais e uma homenagem ao poeta nacionalmente reconhecido.
Para a professora Sandra Franco, diretora da escola, “o mais importante é que os alunos tiveram a oportunidade de escrever e rescrever, incentivando-se assim a autonomia autora deles, e ver os próprios textos em um livro, certamente,  é um enorme reconhecimento para eles”.
Já a coordenadora pedagógica, professora Martina Gusmão, considera um momento importante de aprendizagem, em que os alunos podem desenvolver suas habilidades de leitura, escrita e criticidade. Lembra Rubem Alves, quando afirma que “há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”, para se referir às oportunidades que qualquer educandário deve ofertar aos alunos, a fim de que eles possam expressar-se.
MOSTRA DE CIÊNCIAS

Foi também um momento de os alunos e professores realizarem a mostra das atividades e pesquisas desenvolvidas durante o ano letivo. A exposição contou com trabalhos de Arte, Língua Portuguesa, História, Matemática e os experimentos da Área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e Médio, em que os alunos demonstraram conhecimento e segurança ao explicá-los para o público.

A Mostra é uma atividade que acontece anualmente na escola para oportunizar a integração e a troca de saberes entre os alunos de todas as séries, despertar a curiosidade científica e apontar algumas possíveis soluções para os problemas encontrados. Dessa forma, a partir do ensino baseado em teoria e prática, resultará no ensino de qualidade em que os alunos são os responsáveis pela própria aprendizagem e os professores mediadores do conhecimento. 
 

A diretora, Sandra Franco, com um grupo de alunos autores. (Foto: Flashsb)


Entrada para o local da exposição da Mostra de Ciências. (Foto: JJBetim)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário