quinta-feira, 5 de maio de 2016

ENCONTRO NA 35ª SOBRE CIPAVE

A  35ª Coordenadoria Regional de Educação,  reuniu  nesta segunda-feira  (02), pela manhã, os diretores e orientadores das Escolas de São Borja e Maçambará.

Na oportunidade, a coordenadora Adjunta Professora Tânia Theresinha Schorn Carpes  fez a abertura do Encontro,salientando  sobre a importância e o  trabalho a ser realizado pelas equipes nas Escolas juntamente com a 35 Coordenadoria Regional de Educação,  contribuindo na busca de iniciativas para a  prevenção da violência nas comunidades escolares.

Foram apresentados os objetivos e debatidos os temas:

Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). 
A comissão tem como foco atuar na prevenção de situações de acidentes e violência escolar, identificar os locais de risco, planejar medidas de enfrentamento e colaborar com a fiscalização. A CIPAVE foi instituida pela  Lei nº 14.030 de 26 de junho de 2012.
 
Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying. 
 O Bullyng foi instituido pela Lei 13.185 de 6 de novembro de 2015. Em conformidade com a Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

- Formação do COPREVE - Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas. 
 Tem como objetivo estabelecer uma rede de interlocuções permanente entre vários segmentos responsáveis pela promoção da paz, com a participação de pais, professores, Secretaria de Educação,  Conselho de Educação, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Vara da Infância e da Juventude buscando junto com a Escola criar espaços de articulação e formação de redes para num processo dialógico, prevenir todos os tipos de violência no contexto escolar. Também de avaliar as possíveis atividades que possam ser desenvolvidas nas comunidades. 

A





Nenhum comentário:

Postar um comentário